Aprenda a fazer: Pão Integral

PÃO INTEGRAL

Ingredientes:
1 quilo de farinha de trigo integral
3 1/4 xícaras de água morna ou de leite morno ou metade de água e metade de leite (mornos)
1 1/2 colheres, de sopa, de fermento seco, granulado, biológico, para pão (ou 2 tabletes, ou 75 gramas de fermento comprado na padaria)
1 colher, de sopa, de sal (20 gramas)

Preparo:
Dissolva o fermento em 1/4 de xícara de líquido morno (a água ou o leite). Em tigela grande, coloque o sal, a água ou o leite, ou os dois juntos, mornos. Dissolva o sal. Coloque o fermento. Vá juntando aos poucos a farinha de trigo integral e batendo bem até ficar com consistência para amassar. Vire-a sobre a mesa enfarinhada e amasse-a por uns 15 minutos até ficar elástica. Coloque-a em tigela enfarinhada e cubra-a (ou enfie a tigela em saco plástico deixando espaço para o pão crescer); feche-a e deixe crescer em lugar quente até dobrar de volume. Isso levará de 1 a 2 horas, dependendo da qualidade da farinha, da temperatura do local e do tempo que foi amassado. Quando dobrar de volume, abaixe-a com o punho cerrado, vire-a sobre a mesa, trabalhe a massa por uns 2 minutos e faça os pães. Divida a massa em partes iguais (4, 3 ou 2) e faça os pães, fechando-os muito bem nas pontas ou lados e na emenda. Coloque esta para baixo, na fôrma. Se desejar faça cortes rasos (2 ou 3 milímetros de profundidade) na parte superior do pão. Durante o crescimento e no forno essas fendas abrirão formando os desenhos característicos desses pães. Deixe crescer em lugar quente, abrigados ou ligeiramente cobertos e depois leve ao forno moderado, pré-aquecido, por um período de 30 a 40 minutos (pode variar de acordo com o forno). Para saber se o pão já está assado utilize o método de inserir um palito no pão e ver se ele está saindo seco. Caso saia úmido ou com massa grudada deixe mais alguns minutos no forno.
NOTAS: - O segundo crescimento ocorrera na metade do tempo do primeiro, assim, 15 ou 20 minutos depois de colocar os pães para crescer, verifique se estão quase dobrando de volume. Aí, em caso positivo, acenda o forno moderado, ou 175O C, e depois de alguns minutos ponha os pães para assar. Eles não devem "passar do ponto" de crescimento pois crescerão ainda um pouco mais no forno. Se passarem do ponto terão tendência a cair e não a crescer mais no forno. Se isso acontecer é necessário amassá-los outra vez, deixá-los crescer e colocá-los então no forno. - Devido a variações existentes nas características da farinha integral poderá ser necessário aumentar ou diminuir a quantia da farinha ou de líquido (leite ou água) para se conseguir o ponto adequado da massa.
imagem ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário